A Transportes Aéreos de Cabo Verde, também conhecida como Cabo Verde Airlines é uma companhia aérea de voos regulares e fretados, com a sua base de operações no Aeroporto Internacional da Praia.
É a companhia aérea de bandeira da República de Cabo Verde, empresa estatal fundada em 1958. Até 1984, os voos da TACV abrangiam apenas ligações domésticas para oito das nove ilhas habitadas. A ilha Brava não teve ligação aérea durante este período.
A partir de 1985, a emigração em massa de cabo-verdianos para Portugal, criaram condições de mercado favoráveis para o início das operações internacionais com a abertura da linha Sal¿Lisboa¿Sal. A partir desta data, a TACV foi gradualmente conquistando novos mercados, compostos tanto por rotas domésticas, omo regionais e internacionais.
As operações internacionais abrangem voos regulares para Lisboa, Las Palmas, Paris, Roma, Bérgamo, Milão, Veneza, Munique, Amesterdão, Boston e Fortaleza, no Brasil. A frota de longo curso é composta por um avião Boeing 757-200ER com capacidade de 200 passageiros.
Os voos diários domésticos abrangem sete das nove ilhas habitadas. Actualmente, estão suspensas as ligações aéreas para as ilhas da Brava e Santo Antão. A frota doméstica integra três aviões ATR. Os voos regionais ligam Cabo Verde à costa africana, com voos a partir da cidade da Praia para Dacar, Bissau e Banjul. Em 18 de Novembro de 2009 a TACV foi aceite como membro activo da IATA.