Perguntas mais frequentes

Voos

1. Como reservar um voo?

Reservar um voo através do nosso site é muito fácil, em apenas alguns cliques terá os seus voos reservados. Apenas precisará de indicar os aeroportos de partida e de chegada e o número de passageiros, e escolher o preço e os horários que melhor se ajustam às suas necessidades. Siga o processo de reserva, complete os detalhes para o seu pagamento e receberá um correio electrónico com os detalhes da sua reserva.

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2. Como sei se a minha reserva está confirmada? Não recebi nenhum correio electrónico de confirmação

Uma vez que tenha finalizado o processo de reserva, o nosso sistema indicar-lhe-á o localizador da sua reserva. 

Receberá um correio electrónico de confirmação nas 24 horas seguintes à realização da reserva, ainda que na maioria dos casos os correios electrónicos cheguem imediatamente. Em algumas ocasiões, se há algum problema com a companhia aérea ou as reservas incluem algum tipo de pedido especial, estes poderão demorar mais tempo em chegar. Se não receber o correio electrónico de confirmação nas 24 horas seguintes à realização da reserva por favor entre em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.

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3. Preciso de informação adicional sobre o check-in e a bagagem

Algumas companhias aéreas obrigam o cliente a realizar o check-in online para evitar pagamentos adicionais à chegada ao aeroporto.

No correio electrónico de confirmação da reserva poderá encontrar os detalhes relativos à sua reserva no que diz respeito ao check-in online e à bagagem.

Se necessitar de informação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.

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4. Quero alterar ou cancelar a minha reserva, o que tenho de fazer?

Para pedir qualquer alteração ou cancelar a sua reserva, é necessário entrar em contacto connosco pelo menos 24 horas antes da partida do seu voo, através através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.
Se deseja alterar o seu voo, independentemente da alteração que queira realizar (rota alternativa, data de ida ou de regresso, nome do passageiro, etc) só tem de nos informar e entraremos em contacto com a companhia aérea que opera o seu voo para saber se as alterações são possíveis.
Por favor tenha em conta que as alterações nem sempre são possíveis e qualquer pedido está sujeito a autorização por parte da companhia aérea.

Relembramos que não podemos dar seguimento a nenhum pedido de alteração ou cancelamento enviado por correio electrónico, visto estas serem aceites apenas através de contacto telefónico e quando feitas com pelo menos 24 horas de antecedência à partida do voo. Para partidas aos Domingos e Segundas-feiras, é necessário que entre em contacto connosco no máximo na Sexta-feira anterior.

O custo das alterações e cancelamentos pedidos pelo passageiro dependem da companhia aérea, rota, número de passageiros, etc. Uma vez que o seu pedido seja gerido, iremos informá-lo por correio electrónico, telefone ou mensagem do valor exacto que será debitado ou creditado.

Algumas tarifas e bilhetes de avião não são reembolsáveis ou podem resultar em custos adicionais.

O custo do seguro não será reembolsado em nenhum caso.

Nalguns casos, se o voo de ida não se utiliza, a companhia aérea poderá negar o embarque no voo de volta.

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5. A companhia aérea alterou o meu voo, que tenho de fazer?

Se a companhia aérea alterou o horário do seu voo ou fez algum outro tipo de alterações, o nosso Serviço de Apoio ao Cliente entrará em contacto consigo por telefone, correio electrónico ou SMS, para lhe comunicar toda a informação a este respeito.
Por esse motivo é muito importante que, ao fazer a sua reserva, nos indique um número de telefone e um endereço de correio electrónico válido.
Se quiser aceitar as alterações no seu voo, apenas terá de seguir as instruções indicadas no na comunicação. Poderá também entrar em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.

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6. Como posso solicitar um reembolso?

Se desejar receber mais informação sobre o processo de reembolso, entre em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.

Relembramos que, após o seu pedido de reembolso, receberá um correio electrónico detalhado sobre este mesmo pedido, indicando o valor correspondente.

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7. Que formas de pagamento posso utilizar para o meu voo?

Poderá reservar connosco utilizando uma ampla variedade de formas de pagamento. Poderá ver a lista completa de opções durante o processo de compra.

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8. Existe um valor retido no meu cartão, no entanto a minha reserva não foi confirmada. Que tenho de fazer?

Em alguns casos, no momento de fazer o débito no cartão do cliente, utilizamos um procedimento seguro chamado “bloqueio temporário de crédito” para proteger o saldo do cliente. Trata-se de bloquear o valor que o cliente deveria pagar pela sua reserva, mas que não é em nenhum caso retirado do saldo disponível do cliente, ou seja, não se faz nenhum débito no cartão de cliente até que a reserva esteja confirmada, portanto o bloqueio não tem nenhum efeito.
Se por algum motivo a reserva não for confirmada, não será realizado nenhum débito no cartão e o valor bloqueado será libertado imediatamente. No entanto, o valor será creditado de acordo com os procedimentos próprios da sua entidade bancária. Se houver algum atraso no desbloqueio da quantia, recomendamos que entre em contacto com o serviço de apoio ao cliente do seu banco.

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9. Quero contratar serviços adicionais para o meu voo. como posso fazê-lo?

Algumas companhias aéreas oferecem um serviço de “embarque prioritário” ou dão a possibilidade de adicionar peças de bagagem extras. Poderá beneficiar destes serviços se os seleccionar durante o processo de compra no entanto, poderá também contratá-los depois de realizar a reserva entrando em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.

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10. Como posso fazer uma reserva para mais de 9 pessoas?

Se quer efectuar uma reserva para mais de 9 pessoas, entre em contacto connosco  através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui.

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11. Quais são as restrições para menores não acompanhados?

A regulação para menores não acompanhados varia em função da companhia aérea. De qualquer maneira, as reservas para passageiros menores de 18 anos que não viajem acompanhados por um adulto deverão ser realizadas através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente, com o qual poderá entrar em contacto através de um dos números de telefone que irá encontrar aqui.

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12. Como proceder para fazer uma reserva para uma pessoa com mobilidade reduzida, ou que necessita de algum tipo de assistência especial?

As políticas e os serviços para passageiros com mobilidade reduzida variam em função da companhia aérea e podem inclusivamente variar em função da assistência solicitada. Por favor, indique-nos quais as necessidades específicas no campo indicado durante o processo de compra ou entrando em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao cliente através de um dos números de telefone que irá encontrar aqui.

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13. Quero deixar de receber a newsletter da Rumbo

Para deixar de receber as nossas newsletters, apenas terá de clicar no link correspondente que aparece no final de cada newsletter. Se tiver alguma dúvida, poderá entrar em contacto connosco enviando um correio electrónico para o endereço dadospessoais@rumbo.pt .

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14. Posso reservar voos com mais de uma companhia aérea?

Com o objectivo de oferecer aos nossos clientes a mais ampla gama de possibilidades para os seus voos, oferecemos a possibilidade de reservar voos combinados. Esta opção permite-lhe reservar uma ida e um regresso com companhias aéreas diferentes, incluindo low cost.

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15. Direitos dos Passageiros

Os principais direitos dos passageiros aéreos abrangem os seguintes domínios:

Embarque recusado e Overbooking

Quando for recusado o embarque aos passageiros num voo, as companhias aéreas são obrigadas a procurar primeiro voluntários que cedam as suas reservas a troco de benefícios. Além disso, a transportadora aérea tem também de oferecer aos voluntários a opção entre o reembolso total e o reencaminhamento.

Poderá ter direito a uma indemnização entre 125 € e 600 € dependendo da distância do voo e da duração dos atrasos antes de ser reencaminhado. Sempre que os voluntários optem pelo reencaminhamento, a companhia aérea também tem de proporcionar assistência se necessária, por exemplo, refeições, acesso a um telefone, estadia de uma ou mais noites se necessário e transporte entre o aeroporto e o local do alojamento.

Cancelamento de voo

O passageiro tem direito a uma indemnização idêntica àquela que é oferecida quando lhe é recusado o embarque, a menos que tenha sido informado do cancelamento pelo menos 14 dias antes do voo, que tenha sido reencaminhado para um horário próximo do previsto ou se a companhia aérea conseguir provar que o cancelamento foi causado por circunstâncias extraordinárias. 
Além disso, a companhia aérea tem de oferecer a opção entre:

Reembolso do bilhete no prazo de sete dias.

Reencaminhamento para o destino final com condições semelhantes.

E, se necessário, assistência (chamada telefónica, bebidas, comida, alojamento, transporte para o alojamento).

Atrasos consideráveis

Tem direito a receber assistência por parte da companhia aérea (chamada telefónica, bebidas, refeição, alojamento, transporte para o local de alojamento) se o atraso for de:

Duas horas ou mais para voos de 1500 km ou menos.

Três horas ou mais para voos mais longos dentro da União Europeia ou para voos entre 1500 e 3500 km.

Quatro horas ou mais para voos superiores a 3500 km fora da União Europeia.

Se o atraso for superior a cinco horas e optar por não seguir viagem, também tem direito a receber o reembolso do bilhete e a ser transportado de volta ao local de partida original.

Se chegar ao destino final com um atraso de três horas ou mais, pode ter direito a uma ndemnização idêntica àquela que é oferecida quando o voo é cancelado, a menos que a companhia aérea consiga provar que o atraso tenha sido causado por circunstâncias extraordinárias. Adicionalmente, as companhias podem ser responsabilizadas por prejuízos resultantes dos atrasos.

Perda de Bagagem

Se a bagagem for perdida, danificada ou chegar com atraso, poderá ter direito a uma indemnização limitada até cerca de €1220.
No entanto, as companhias aéreas não serão consideradas responsáveis se tiverem tomado todas as medidas razoáveis para evitar prejuízos ou se lhes tiver sido impossível tomar tais medidas.
Pela bagagem danificada, tem de apresentar uma queixa perante a companhia aérea no prazo de sete dias após a recepção da bagagem.
Pela recepção atrasada da bagagem, este período tem um máximo de 21 dias.

Mais informações sobre os direitos de passageiros:
http://www.inac.pt/vPT/Passageiros/DireitosPassageiro/Paginas/DireitosdoPassageiro.aspx 
http://ec.europa.eu/transport/passenger-rights/pt/03-air.html

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Hotéis

1. Como faço uma reserva?

Selecione o destino, as datas, o número e o tipo de quartos. O sistema de pesquisa proporcionar-lhe-á as melhores opções. Para além disso, irá propor em primeiro lugar os lugares mais recomendados.

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2. Que significa AP, MP, PC,TI?

AP: Alojamento e pequeno-almoço. Começando o pequeno-almoço no segundo dia da estadia.

MP: Meia pensão. Começando o almoço/jantar no primeiro dia da estadia e o pequeno-almoço no segundo dia. As bebidas serão pagas à parte, a menos que lhe indiquemos o contrário durante o processo de compra.

PC: Pensão completa. Começando o almoço e o jantar no primeiro dia da estadia, e o pequeno-almoço no segundo dia. As bebidas serão pagas à parte, a menos que lhe indiquemos o contrário durante o processo de compra.

TI: tudo incluído.

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3. Como peço um berço para o meu bebé?

No motor de pesquisa deverá indicar o número de adultos, crianças e bebés. Os bebés compreendem as idades dos 0 aos 2 anos de idade (por completar), as crianças dos 2 anos aos 11 anos (por completar), e os adultos a partir dos 11 anos.

Poderá fazer o seu pedido entrando em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente, que irá encontrar aqui, e um dos nossos agentes fará chegar o seu pedido ao alojamento. Relembramos que o pedido ficará pendente de confirmação até à sua chegada ao estabelecimento. De outra maneira, se assim o desejar, poderá entrar em contacto directamente com o hotel. No vale de serviços que lhe enviamos juntamente com a confirmação da reserva poderá encontrar os dados de contacto necessários.

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4. Que tipos de pagamento posso utilizar?

Pagamento com cartão: Será debitado imediatamente no seu cartão de crédito ou débito o valor total da reserva.

Pagamento a prestações com cartão: Apenas é possível optar pelo pagamento a prestações se a reserva tiver sido feita pelo menos 21 dias antes da data de entrada no hotel. O número de prestações permitidas para efectuar o pagamento da reserva depende da antecedência com que é feita a compra relativamente à data de início da viagem.

PayPal: O nosso sistema irá redirigi-lo para a página do PayPal para que possa efectuar o pagamento através deste sistema. Através de este meio de pagamento, não é possível comprar o seguro contra despesas de cancelamento. SE desejar utilizar esta forma de pagamento, deverá entrar em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao cliente através do número 707 500 580 durante o dia da sua compra, caso contrário o mesmo não poderá ser solicitado.

Pagamento directo no hotel: O pagamento da reserva será feito directamente no hotel, no momento da sua chegada, com cartão ou dinheiro (dependendo das opções de pagamento disponibilizadas pelo hotel), em moeda local e segundo o tipo de câmbio vigente no momento. O número do cartão de crédito será pedido como garantia da reserva; não será realizado nenhum pagamento excepto em caso de cancelamento ou de que não se apresente no hotel na data indicada. No caso de que o cancelamento da reserva preveja gastos, estes serão debitados do cartão indicado. O hotel reserva-se o direito de pré-autorizar cartões de crédito antes da data de entrada.

Pagamento imediato no hotel: A cobrança do valor da reserva será efectuada pelo hotel em qualquer momento desde a confirmação dos serviços. Esta cobrança será realizada no cartão proporcionado, em moeda local e segundo o tipo de câmbio vigente no momento da cobrança.

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5. Posso contratar um seguro contra gastos de cancelamento?

SIM. Durante o processo de compra de uma reserva de hotel, a nossa página seleccionará por defeito que deseja incluir este serviço na sua reserva. Se não o desejar, poderá recusar a contratação do mesmo. Recordamos que em caso de não contratar este serviço através da nossa página, poderá solicitá-lo telefonicamente através de um dos números de telefone de apoio ao cliente, que irá encontrar aqui, durante o dia da compra, caso contrário este não poderá ser pedido. Em caso de seleccionar o PayPal como meio de pagamento, apenas poderá contratar o seguro solicitando-o ao nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

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6. Que faço se a página deu erro durante o processo de compra?

O mais provável é que a sessão do seu navegador tenha caducado. Se terminou a compra, pedimos que fique à espera durante uns minutos. Consulte o seu endereço de correio electrónico para ver se recebeu algum correio electrónico de confirmação da compra. Se tal não tiver acontecido, entre em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através  através de um dos números de telefone, que irá encontrar aqui, para que um dos nossos agentes lhe possa confirmar se a reserva se encontra confirmada. Se não chegou a inclui os dados do método de pagamento, recomendamos que feche e volte a abrir o seu navegador de maneira a realizar outra tentativa de compra. Se preferir, poderá entrar em contacto com o nosso Serviço de Atenção ao Cliente onde um dos nossos agentes irá ajudá-lo a terminar a compra.

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7. Como posso pedir uma factura?

No passo 2 durante o processo de compra, encontrará uma caixa que deverá marcar em caso de desejar factura. Em caso de que o método de pagamento escolhido seja directo ou imediato através do hotel, a factura deverá ser pedida ao estabelecimento no dia da sua.

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8. Que faço se não receber o correio electrónico e confirmação da compra?

Se passaram mais de 20 minutos desde que deu por finalizada a compra, deverá verificar se o correio electrónico de confirmação não foi armazenado na pasta de SPAM ou de correio não desejado. Em caso de não estar em nenhuma destas pastas, poderá entrar em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através de um dos números de telefone, que irá encontrar aqui, onde um dos nossos agentes irá comprovar o estado da sua reserva e reenviar-lhe-ão o correio electrónico de confirmação da compra.

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9. Posso alterar uma reserva?

Em primeiro lugar, isso irá depender da tarifa escolhida. Se tem uma tarifa não reembolsável (não permite cancelamentos), regra geral, também não será possível fazer alterações na sua reserva. De qualquer maneira, deverá entrar em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao cliente através de um dos números de telefone de apoio ao cliente, que irá encontrar aqui, onde um dos nossos agentes enviará o seu pedido ao fornecedor do serviço para comprovar a disponibilidade e o custo da alteração desejada. O tempo de resposta estimado é de 24 – 48h a partir do momento em que faz o pedido.

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10. Posso cancelar uma reserva?

No passo 1 do processo se compra através do nosso site, encontrará à sua disposição as condições de cancelamento dos serviços seleccionados. Uma vez que tenha feito a reserva, encontrará um lembrete da política de cancelamentos da sua reserva no correio electrónico de confirmação da sua reserva. Se deseja cancelar a sua reserva, relembramos que poderá fazer o seu pedido contactando com o nosso serviço de Apoio ao Cliente através de um dos números de telefone de apoio ao cliente, que irá encontrar aqui, ou através do link de cancelamento online que encontrará no seu correio electrónico de confirmação da reserva: http://www.rumbo.pt/alojamientos/hoteles/cancellationOnlineForm.do

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11. Posso pedir um hotel ou tipo de quarto que não está na página?

SIM. Poderá fazer o seu pedido entrando em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através de um dos números de telefone de apoio ao cliente, que irá encontrar aqui, onde um dos nossos agentes lhe informará sobre a disponibilidade e os preços dos serviços solicitados.

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12. Onde posso encontrar a tarifas para grupos?

As tarifas para grupos não se encontram não se encontram no nosso site pois, dependendo do número de pessoas e tipos de quartos para os que seja pedido o orçamento, o preço pode variar. Recomendamos que faça o pedido do orçamento ligando para o nosso Serviço de Apoio ao Cliente, através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aquí, onde um dos nossos agentes lhe dará toda a informação sobre disponibilidade e preços.

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13. Podem proporcionar-me os transfers para o hotel?

SIM. Poderá fazer o pedido entrando em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente, através de um dos números de telefone de apoio ao cliente que irá encontrar aqui, onde um dos nossos agentes irá informá-lo sobre a disponibilidade e os preços dos transfers para a data e hora que necessite.

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14. Que documentação tenho de levar para o alojamento?

Uma vez finalizada a compra, enviar-lhe-emos um correio electrónico de confirmação da reserva. Encontrará em anexo um voucher de serviços que deverá imprimir e levar consigo no dia de entrada no hotel. Relembramos que deverá também levar um documento de identidade que o acredite como titular da reserva efectuada.

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15. A que horas estará o meu quarto disponível?

A entrada no hotel, ou check-in, por normal é feita a partir das 12h, ainda que existem hotéis cuja hora de check-in se poderá atrasar até às 15h. No caso de necessitar de confirmar a hora de entrada no alojamento, recomendamos que entre em contacto directamente com eles.

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16. Que faço se o hotel não tem a minha reserva registada?

Deverá entrar em contacto connosco através de um dos números de telefone de apoio ao cliente, que irá encontrar aqui, para que possamos comprovar o estado da sua reserva.

Tomaremos as medidas oportunas para resolver o possível problema e informá-lo-emos com a maior brevidade possível.

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17. Que faço se quiser ir embora do hotel antes da data prevista?

Em primeiro lugar, deverá pedir ao hotel um documento em que figure o dia e a hora do check-out. Se desejar reclamar posteriormente o reembolso das noites que não utilizou, no dito documento deverá constar a decisão do hotel de não cobrar o total da estadia.

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Rent-a-Car

1. Como posso reservar um carro de aluguer?

Na nossa página principal encontrará um separador na parte superior que lhe permite seleccionar a opção Rent-a-Car.

Apenas terá de preencher os dados da sua seleção e o sistema irá confirmar a sua reserva com um número de localizador.

Relembramos que será necessário um cartão de crédito válido e em nome do condutor principal para poder realizar o depósito pedido pela maioria das agências.

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2. Tenho que receber algum documento?

Receberá a confirmação da reserva na direcção de correio electrónico utilizada durante o processo. Deverá seguir as instruções indicadas nesse correio electrónico para descarregar e imprimir o voucher da reserva que deverá apresentar no momento de recolha do veículo.

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3. O que inclui o preço?

No nosso site encontrará especificadas as opções incluídas na sua reserva, assim como taxas, despesas de aeroporto, IVA, etc.

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4. Posso cancelar a minha reserva já confirmada?

Para qualquer alteração ou cancelamento da sua reserva deverá entrar em contacto com o nosso Serviço de Apoio ao Cliente, através de um dos números de telefone que irá encontrar aqui. Um dos nossos agentes irá informá-lo sobre a possibilidade de realizar o cancelamento e quais os possíveis gastos adicionais.

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